Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




eu - professora!

por Closet, em 25.03.10

Eu sei que estavam à espera de algo hilariante... tive alguns momentos, confesso...talvez o melhor foi a criancinha cuja unica resposta que dava era "Continente"... o hipermercado mesmo.

Foi uma experiência gira, divertida! Ensina-se e também se aprende. Sempre.
No 1º dia disse-lhes que o sucesso deles era a minha inspiração para estar ali e, por isso, o cartaz que tinha com isso escrito era para mim.
Hoje foi o último dia e disse-lhes que o deixava lá, com eles. Para que sintam que o sucesso deles diário inspira todos aqueles que os ajudam a
aprender e a crescer. Ficaram surpreendidos!
Falei-lhes de coisas que não sabiam:
- o que é um voluntário?...não sabiam!
"mas já viram pessoas nos supermercados a recolher alimentos nuns sacos próprios que as pessoas dão? já ouviram que é preciso dar sangue? já alguém ajudou um animal ferido, deu de comer a um animal abandonado?"?... sim, isso eles já sabiam... todos, em uma ou outra situação, já foram voluntários! Que bom! Afinal eu não era alguém diferentes deles!
- o que é uma comunidade? hummm...
... começámos pela palavra "comum" e chegámos ao conceito, um grupo de pessoas que se organiza com as mesmas regras para o bem de todos (confesso, não avancei qual era "o bem" porque também não sei!!)
- que profissões estão nesta comunidade (do cartaz que tinha)?
 "café" respondem de imediato! "Conheces alguém que é um café?" perguntei a rir. E aqui começámos a descascar a diferença entre negócio e profissão.
Novidade: empregados de balcão, empregados de mesa, empregados de caixa de supermercado e empregados de loja... são profissões!
- E quem são as profissões que ajudam a comunidade?
ahh...essas eles sabiam: os polícias, os bombeiros...bom, ajudei-os com os funcionários da câmara que limpam as ruas, os funcionários dos hospitais, e... grande novidade, os professores das escolas como aquela onde estão! É que eles pensavam que quem pagava o ordenado da professora eram... os seus pais! Correcto...eles, e todos nós também, claro! E assim perceberam o papel do Estado que paga estes profissionais com o dinheiro de todos nós, e ouviram um palavrão chamado Impostos... (pois que fiz a crueldade de lhes pagar um ordenado e depois recolher 2 notas a cada um...igualmente, vá!)
- E quem é que escolhe as pessoas que vão "tomar decisões" na comunidade?
Todos. Em grupo tiveram de defender uma "escolha" ou uma "decisão", ver as vantagens e as desvantagens de escolher qual a loja melhor a abrir para a sua comunidade. Apresentaram as razões e no fim... todos foram á urna votar! A maioria ganhou e decidiu-se que a loja a abrir seria uma loja para abrigar animais abandonados! Boa causa!
- Produção em série e unitária era algo que não distinguiam...
Foi através de um jogo em que nos organizámos, ora em pasteleiros em nossas casas a fazer sozinhos Donuts para vender, ora em duas unidades fabris, com 5 elementos cada uma, onde iriam produzir Donuts como numa linha fabril. Não foi fácil ver a tristeza nos olhos dos pasteleiros solitários, que no máximo conseguiram produzir 10 Donuts, comparativamente com as fábricas que produziram mais de 100 cada! Tirámos as nossas conclusões em grupo, as vantagens e características de cada método.
- por fim, tive de explicar como circula o dinheiro.... e com apenas 0,50€ conseguimos, em jeito de teatro, fazê-la percorrer vários negócios. Eu
levantei a moeda no banco e como era hora de almoço tive fome, fui à Pizzaria do Giorgio comer uma Pizza, o queijo acabou na Pizzaria e o
Giorgio foi comprar queijo à  Charcutaria do Manuel... Como estava tanto calor, o Manuel foi comprar um gelado na rua. O Rapaz que
vendia gelados estava apaixonado e foi comprar flores para a sua namorada à Florista, a Florista tinha um filho com os ténis rotos e foi comprar uns ténis novos à Loja de desporto... no fim, o empregado da Loja de desporto ficou com a moeda na mão... perguntei-lhe: então e tu? onde vais gastar a tua moeda? No cinema! Muito bem! o dinheiro serve para comprar aquilo que necessitamos, como comida e produtos de higiene, mas também o que desejamos, como os brinquedos, as flores para a namorada ou ir ao cinema
Muitos mimos, muitos abraços e saí de lá de lágrima no olho com os pedidos para voltar.
Passei-lhes o Diploma. Deixei-lhe umas canetas e umas gomas e pedi-lhes para aprenderem o máximo que conseguirem, para serem pessoas úteis e boas para a comunidade.
E ser bom é também ser amigo para o colega, trabalhar em grupo, ouvir outras opiniões, aceitar o diferente, respeitar o outro. Bom, eles
respeitaram-me a mim, ouviram-me, abraçaram-me, beijaram-me... espero ter cumprido a missão!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 23:08


3 comentários

Imagem de perfil

De Margot a 26.03.2010 às 11:53

Fantástico!!!! Parece que conseguiste conquistá-los e ensinar-lhes coisa smuito interessantes!!
Imagem de perfil

De Closet a 29.03.2010 às 00:59

acho que eles é que me conquistaram a mim :) bjs
Sem imagem de perfil

De Dina a 29.03.2010 às 11:26

Pela foto que vi o miudos adoraram te,ou seja é sinal que não foste uma grandes seca para eles :) tenho a certeza que ficaram a gostar imenso das tuas aulinhas !
Bjs

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Março 2010

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031