Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
«Há tanta, tanta gente neste mundo, todos à espera de qualquer coisa uns dos outros, e, contudo, irremediavelmente afastados« Haruki Murakami
Iluminada.
Foi assim que me senti no primeiro dia do meu curso de escrita criativa.
Não porque tenha adquirido repentina sabedoria, na verdade, dos 23 livros referidos na bibliografia do curso... não conheço nem um...e vendo bem, com excepção de Almeida Garrett, também não conheço nenhum autor...adiante! Isso também não interessa para nada, como o coordenador do curso diz, se ainda não lemos a História da Literatura Portuguesa e as obras marcantes do romantismo em Portugal desde o século XIX, também não é agora que as vamos ler, sob pena de lermos o que é publicado agora, no século XXI quando formos bem velhinhos cheios de cataratas...
Mas voltando ao iluminado... é que tinha um focos de luz, daqueles fortes fluorescentes, mesmo por cima da minha cabeça... a dada altura comecei a sentir um calor mesmo cá em cima e pensei seriamente que o meu cabelo fosse pegar fogo a qualquer momento... bem, vendo o lado positivo, aposto que ninguém se ía mais esquecer de mim...adiante.
A turma são cerca de 40 pessoas, sendo que uma senhora, com um grau de obesidade elevado, a mesma que quase me decapitou para se sentar na cadeira atrás, desistiu no intervalo ... muito provavelmente porque não conseguiu encontrar forma de se instalar nas apertadas cadeiras com tampo...
No grupo, na sua maioria engenheiros, existe também uma figura curiosa, um peruano que, do pouco que conseguiu dizer na sua apresentação eu apenas percebi "eu falo e percebo pouco de português"...sem dúvida para ele será um desafio interessante...
Metade do grupo fez a sua apresentação e foi com espanto que me deparei com a quantidade de engenheiros com interesse pela escrita, informáticos, civis, físicos, há de tudo... também há uma psicóloga, o que faz sempre falta...ou não! E, não sei se já a perspectivar um potencial cliente...o seu colega do lado premiou-nos com um efusivo e algo neurótico discurso sobre o seu livro de comunicação interna na empresa, já editado, mas pago por ele à cabeça ahhh... porque o editor disse "passa para cá o dinheiro primeiro", e os 1.000 exemplares esgotaram, e teve de fazer mais 1.000 e... acabou o tempo... O resto das apresentações, nas quais eu me incluo, ficaram para a próxima aula, thank God!
Ficou por falar personagens interessantes como um rapaz dos seus 18 anos que parecia tratar todos os livros falados por Tu...e colegas da RTP que se avançaram impiedosamente na defesa do José Rodrigues dos Santos quando o nosso coordenador afirmou, ao seu belo estilo frontal e extravagante que os seus livros vendiam muito mas não prestavam para nada... e, como me podia esquecer, da giríssima apresentadora Vanessa Oliveira, e mais duas amigas com toiletes da moda e óculos gucci cor-de-rosa, um must!...vá, ainda vou aparecer na Caras!
Anyway, tenho o fim-de-semana para preparar o meu discurso, que muito provavelmente na hora vou embaralha-lo todo e dizer algo completamente diferente, sobre a razão porque estamos ali, e confesso, respostas a perguntas metafísicas não são o meu forte!
Para já tenho duas colegas que disseram ter blogs cujo endereço foi logo pedido pelo coordenador no final da aula... e por mais olhares e cotoveladas que a minha amiga me deu para eu dar o meu blog...no way, please amiga....se lhe dou este endereço acho que me barra a entrada no curso na próxima sessão!! É que no seu estilo humoristico algo excêntrico que, confesso, aprecio, era bem capaz de me dizer abertamente "Oh filha, vai mas é para casa fazer bolos porque o que escreves é uma treta" !!! ehehe...shiuuuu, Top secret!
Psssttt.... esqueci-me de dizer que...ADOREI! Tudo, Todos, a minha Alma gémea a meu lado...e a vontade que tenho de partilhar outra vez com ela o prazer de escrever :)