Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Ataviado

por Closet, em 17.04.09

Hoje é o dia do jantar anual da minha empresa. É sempre um dia…diferente!

Mas o best of são sempre os e-mails de explicação do jantar…e este ano, esmeraram-se no dress code.
 
O traje indicado é o de passeio, mas adequado a um jantar comemorativo em que estarão presentes convidados de cortesia. Tratando-se de uma sexta-feira, dia em que é aceite no serviço o casual ware, convém ter esta indicação especialmente presente.
 
No meu curso eu até estudei Relações Públicas, e até estou a par do vocabulário normal de etiqueta… “normal” digo bem…não vocábulos utilizados em….1920, mais coisa menos coisa!
 A confusão foi geral… É que na minha empresa à 6ª feira a malta vem de jeans… e afinal, a malta passeia-se com quê?? Com jeans, óbvio…Mas afinal, “convém ter esta indicação especialmente presente” porquê? É para ir de jeans ou não??? E um traje de passeio para estar sentada num jantar e com convidados de cortesia?? Oh God… nem preciso ir ao teatro para rir :)
 
Com tamanha baralhação, veio novo e-mail de explicação mais directa, sim, porque a malta não percebe pevides de protocolo e o seu vocabulário é rudimentar.
 
Uma vez que a expressão "traje de passeio" originou algumas dúvidas e pedidos de comentário por alguns colegas, envio por e-mail o essencial da explicação que foi dada pessoalmente a quem a solicitou.
Mesmo estando presentes no nosso jantar alguns convidados de cortesia, conforme informámos anteriormente, é perfeitamente apropriado que os homens usem fato desde que não muito claro e gravata clássica, ou mesmo blazer escuro. Quem quiser seguir mais à risca os ditames protocolares usará então fato escuro.
Em casa de dúvida, certamente cada um saberá gerir com bom senso o atavio que lhe parecer próprio num jantar que ganha especial significado pelo facto de assinalar uma efeméride também ela especial (35 anos da nossa empresa).
 
Confesso que adorei o “atavio”, deu logo origem a um google geral na empresa onde, acreditem, certas descrições levam-nos às lágrimas… Rezemos pois para que os homens consigam seguir os ditos ditames protocolares (e será uma bela noite de fatiotas cinzentonas) e Je, Moi même, of course, trajarei um belo vestido, qb de ataviado, para me apresentar em tão especial efeméride da minha empresa. Mai-nada!

publicado às 17:10


Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Abril 2009

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930